0

A importância da leitura nos primeiros meses



Os conhecimentos acerca dos primeiros anos de vida das crianças têm aumentado e mudado a perspectiva que se tinha dos recém-nascidos. Sabe-se agora que esta fase é crucial no seu desenvolvimento e que muitas são as aprendizagens que estão a ser feitas nesta etapa das suas vidas em que o cérebro ainda está em desenvolvimento.
Competências importantes para o desenvolvimento da linguagem e da literacia (aprendizagem da leitura e da escrita) podem e devem ser estimuladas desde as mais tenras idades.
 Ler para a criança desde cedo é uma forma simples de promover o desenvolvimento da linguagem bem como de estabelecer os pilares para uma posterior literacia.
A pesquisa mais recente na área da literacia afirma que as competências necessárias à linguagem, à leitura e à escrita se desenvolvem simultaneamente e estão intrinsecamente ligadas. O desenvolvimento da literacia é um processo contínuo que se inicia nos primeiros anos de vida e as experiências positivas que as crianças pequenas têm com livros, revistas, lápis, papéis e com os adultos significativos nas suas vidas vão ter um impacto ao nível do desenvolvimento da linguagem, da escrita e da leitura posteriormente. Deste modo, ler desde cedo para os bebés constitui uma actividade estimulante e benéfica para o seu desenvolvimento.
Mas que livros se adequam a crianças com poucos meses?
Nos primeiros meses de vida, dos 0 aos 6 meses, os livros que despertam a atenção das crianças são simples, com imagens ou formas grandes e com cores brilhantes. Em relação ao material, poderão ser de papelão, dobráveis ou de tecido ou vinil com imagens simples de pessoas ou objectos familiares que possam ser laváveis.
Entre os 6 e os 12 meses, o seu bebé pode gostar especialmente de livros que “façam” coisas. Algumas boas escolhas poderão ser livros de borracha ou de plástico que possam ser levados para o banho, com diferentes texturas ou orifícios para que possam pôr os dedos e com peças que se levantem para ver as imagens que estão por baixo.
Deixamos aqui algumas dicas úteis para que facilmente possa identificar o interesse do bebé pelos livros:
- Virar as páginas enquanto ouve ou brinca com um livro
- Levantar e deixar cair os livros
- Abrir e fechar os livros
- Levá-lo à boca ou mastigá-lo
Dicas para a leitura nos primeiros meses:
Tenha sempre em mente que as crianças aprendem através da brincadeira e no caso da leitura, isto não é uma excepção. Compre livros resistentes e dê ao bebé a oportunidade de brincar com ele e de o manusear à sua vontade.
- Deixe o bebé “ler” à sua maneira. O bebé pode apenas ficar quieto durante a leitura de algumas páginas, virar as páginas rapidamente ou querer olhar apenas para uma figura. Até pode querer levá-lo somente à boca em vez de ouvir a história ou folheá-lo de pernas para o ar! Siga o interesse do bebé para tornar a experiência gratificante para ele e não uma experiência de frustração. Estes pequenos gestos vão incentivar o seu interesse pela leitura desde tão tenra idade.
- A importância da repetição. Os bebés aprendem através da repetição porque isso lhes possibilita terem várias oportunidades de compreenderem. Quando os bebés mostram estar interessados num livro ou numa figura, dê-lhes o tempo que quiserem para poderem olhar para a figura ou para ouvirem várias vezes a mesma história.
- Ler bastante. Ler livros juntamente com o seu bebé ajudá-lo-á a julgar a leitura uma actividade agradável posteriormente bem como a familiarizá-lo com os livros desde cedo.
- Utilizar livros nas rotinas diárias do bebé. Ler para o bebé quando e hora de dormir, partilhar livros de borracha no banho ou ler-lhe enquanto esperam a consulta no médico são momentos nos quais poderá facilmente introduzir o hábito de ler para o seu bebé.
- Conte a história de uma forma divertida. Utilize diferentes tons de voz para as diferentes personagens enquanto lê para manter o interesse do bebé.
- Recorde-se que um bebé só consegue estar atento durante curtos períodos de tempo e dispense apenas alguns minutos de cada vez para explorar um livro.
Autoria: Gymboree Play & Music

0 comentários:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

EU AMO CACHORROS

EU AMO CACHORROS
MINHA FILHOTA BABY